Processo de Canonização

O que é um processo de canonização? Para que abri-lo?

Porque os santos são nossos irmãos maiores, que nos precederam, e nos ensinam o caminho. Diz o Papa Francisco na sua belíssima Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate: “Os santos, que já chegaram à presença de Deus, mantêm conosco laços de amor e comunhão. Podemos dizer que estamos circundados, conduzidos e guiados pelos amigos de Deus. Não devo carregar sozinho o que, na realidade, nunca poderia carregar sozinho. Os numerosos santos de Deus protegem-me, amparam-me e guiam-me”.

Através do Processo de Canonização, um cristão morto em fama de santidade tem sua vida investigada, e pede-se a Deus dois sinais – os milagres – para manifestar esta santidade, a fim de que a Igreja possa proclamar que aquela pessoa é um verdadeiro modelo de vida para nós e nosso intercessor junto de Deus.

Continua o Papa Francisco no mesmo documento: “Nos processos de beatificação e canonização, tomam-se em consideração os sinais de heroicidade na prática das virtudes, o sacrifício da vida no martírio e também os casos em que se verificou um oferecimento da própria vida pelos outros, mantido até à morte. Esta doação manifesta uma imitação exemplar de Cristo, e é digna da admiração dos fiéis.”

O Processo Canônico é rigoroso, e implica em vários procedimentos:

  1. A coleta de todos os escritos do candidato à santidade e
  2. O registro de testemunhas que o conheceram e com ele conviveram.
  3. Todo este material – no caso de Mãezinha, 29 volumes de cerca de 300 páginas – é enviado ao Vaticano
  4. que o aprova juridicamente
  5. e depois é elaborada uma síntese de todo este material, a Positio.
  6. Ela é estudada por Cardeais e Peritos Teólogos,
  7. que dão o seu voto sobre a heroicidade das virtudes do Servo de Deus. Sendo positivo,
  8. ele é proclamado “Venerável” pelo Santo Padre o Papa.
  9. Havendo um milagre que cubra todas as exigências da Congregação das Causas dos Santos, faz-se um novo processo informativo sobre a cura,
  10. e o Papa proclama o Venerável “Beato”;
  11.  Ocorrendo um segundo milagre com os mesmos requisitos e processo,
  12. O Santo Padre proclama o Beato “Santo”!

O Processo Informativo de Mãezinha foi finalizado a 25/10/2014; o Decreto de Validade Jurídica foi dado a 17/03/2016, e a Positio foi finalizada e aprovada para impressão em janeiro de 2022.

Necessitamos da oração de todos para que Deus nos conceda os dois milagres necessários.

E que a vida de Mãezinha nos ensine que “a santidade, a plenitude da vida cristã não consiste em realizar empreendimentos extraordinários, mas em unir-se a Cristo, em viver os seus mistérios, em fazer nossas as suas atitudes, pensamentos e comportamentos. A medida da santidade é dada pela estatura que Cristo alcança em nós, desde quando, com a força do Espírito Santo, modelamos toda a nossa vida sobre a sua. É ser conformes com Jesus (cf. Rm 8, 29)” (Bento XVI in L’Osservatore Romano, 16/04/2011).